google

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aprendendo a viver






Na minha casa tem um pé de Costela de Adão . O tronco saía da terra fazendo um pequeno "u" e seguia reto apontando para o céu medindo mais ou menos um metro de altura. Quando mudei para essa casa a planta existia. Certo dia percebi que o "u" não suportou o peso da planta e quebrou separando totalmente o caule da raiz. Fiquei triste pensando o que eu poderia fazer para salvar aquela planta. Talvez replantar o caule na terra. Contudo, não sabia se em razão do tamanho ela conseguiria sustentar-se com o caule enfiado na terra, se essa providência era correta ou de nada adiantaria. Resolvi que tentaria descobrir um jardineiro que soubesse o procedimento correto para salvar a planta. Com a correria do dia a dia: sair cedo para o trabalho e retornar à noite, acabei por esquecer da planta.
Qual não foi a minha surpresa ao perceber, uns dois meses depois, que a planta havia criado raízes em seu tronco, mesmo estando o tronco completamente fora da terra, enfiou suas raízes na terra, cresceu e estava mais maravilhosa do que nunca.
Em nossa vida, muitas vezes, somos atingidos por determinados fatos que o destino ou a própria vida nos impõe: decepções, fim de um sonho, quebra de relacionamentos, perda do emprego, do amor ou de pessoas que amamos, falta de dinheiro, falta de carinho, de um teto, solidão...Daí nos sentimos como a Costela de Adão, abandonados, falta-nos o chão, parece que nada mais se pode fazer, perdemos a esperança, falta a vontade de seguir em frente. Vem uma vontade de abandonar tudo, perdemos o amor pela vida.
Essa planta é uma lição de vida, mostra-nos que mesmo quando tudo parecer estar perdido não devemos nos entregar. A vontade de viver dela era tão grande que, mesmo sem a minha ajuda, fez nascer novas raízes em seu caule e enfincou-os na terra mostrando que, quando se quer de verdade, sempre há uma saída para recomeçar. Apesar dos pesares a vida continua e, se temos que vivê-la, vamos aprender a viver com a própria vida.Que cada revés seja uma lição para fazer um novo recomeço mais forte, mais confiante e mais vivos do que nunca.